Páginas

segunda-feira, 13 de julho de 2009

RELACIONAMENTOS

"Andarão dois juntos, se não tiverem acordo" Amós 3:3.

O milagre do relacionamento só é possível com a intervenção de Deus, pois é a união de duas pessoas totalmente diferentes. Que depositam muita esperança na sua vida a dois. E vivem na esperança de encontrar alguém para dividir seus sonhos.

Algumas diferenças:

1- O sexo. Esta é uma diferença radical, cada um é feito de um material, a mulher, muitas vezes é a diesel, e o homem à gasolina de jato, é preciso ter uma equação de equilíbrio.

2- A forma de sentir as coisas. (o homem procura acreditar que não é não, a mulher muitas vezes não age assim). Isto deixa o homem sem saber o que fazer, pois a mulher quer que os homens adivinhem o que elas querem e isto gera muita confusão.

3- A mulher gosta de falar e o homem não gosta de ouvir.

4- O homem muitas vezes foi educado "aos trancos", e imagina que esse é o único meio de resolver as coisas, e encara a mulher no casamento e imagina que é assim que é o único meio de sanar problemas.

5- E no convívio do dia a dia, estas e muitas outras diferenças vão causando um mal-estar, pois maneiras de pensar e agir precisam da graça de Deus para que a rotina não torne a relação desgastante e desanimadora no casal.

"Andarão dois juntos, se não tiverem acordo" Amós 3:3.

Como nossa meta de relacionamento é sempre baseada no que vemos no cinema e televisão, dá-nos a impressão que a relação vai ser sempre uma constante surpresa e muito emocionante, tipo: vamos estar em uma aventura em Miami e depois vamos acordar em outro lugar num dia cheio de agitação e novidades, porém, só no cinema é assim. Na vida real, vamos defrontar com um cara que pensa muito em trabalho, ou estar na companhia dos amigos, de uma mulher que pensa muito em gastar, como vai se vestir para a o próximo casamento, ou na manutenção excessiva da casa.

"Andarão dois juntos, se não tiverem acordo" Amós 3:3.

Depois disto, vem a rotina, e os sonhos começam a azedar e bate uma desconfiança: será que casei com o cara certo?

Sem que percebamos, inicia-se um processo de esfriamento e aqui relacionamos algumas atitudes que mostram o desgaste da relação:

1- Anulando um ao outro.(Sempre fiz assim, e você tem que fazer o mesmo)

2- Buscando o que é seu somente. (Ignorando os sentimentos e desejos do outro)

3- Como as conversas são difíceis, usa-se o silêncio para resolver e se amontoa mágoa. Tudo vai para debaixo do tapete, mas o monte vai crescendo, até um dia explodir e voar frustração para todo canto.

Para um crescimento do casal é preciso algumas medidas:

Diálogo, procurar ajuda. Muitos preferem parecer aos outros que está tudo perfeito e deixam de procurar ajuda.

Procurar fazer com amor a sua parte na relação e não ficar querendo mudar o outro.

Saber que, na união, você precisa perder sua identidade egoísta. Ser moldado pela decisão de querer que a relação perdure. A sua rotina de solteiro precisa ser alterada pensando na relação de forma global.

"Com boi e com jumento juntamente não lavrarás". Deut 22:10

Na verdade, o que se tenta fazer no casamento é juntar um boi com uma jumenta, ou uma vaca com um jumento. Calma, não é ofensa, vamos explicar: São muito diferentes e precisam de muita graça e perdão na rotina do dia-a-dia. O texto fala de animais de passos diferentes que nunca vão fazer uma boa junta na hora de arar a terra. Por isso iniciamos falando que o casamento precisa de um milagre. Por sinal, o primeiro milagre de Jesus foi num casamento em que havia acabado o vinho, ou seja, a alegria. Para não acabar a alegria de seu namoro ou casamento, dependa do milagre do Senhor, senão cada um vai "arar a terra de uma maneira".

Para encerrar, quero ler novamente: "Andarão dois juntos, se não tiverem acordo". Amós 3;3. Foi proposital repetir tantas vezes o mesmo versículo, pois queremos fixar a idéia de que é necessário haver concordância para andar juntos.

Quero ler algumas atitudes que evitam o endurecimento da relação narrado no livro Decidindo Amar, página 110.

. Não usar palavras rudes.

. Não fazer pouco caso das opiniões da outra pessoa.

. Não achar que sempre estamos certos.

. Dar atenção ao outro.

. Não fazer piadas ou comentários sarcásticos à custa da outra pessoa.

. Sempre confiando no outro.

. Não procurar forçar o outro a agir de forma que a deixe desconfortável.

. Dar atenção às necessidades genuínas da outra pessoa, considerando-as importantes.

Bom relacionamento a todos na graça do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário