Páginas

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

MISSÃO CUMPRIDA (JOÃO 17:4)

Introdução: Assim como Cristo cumpriu a sua missão glorificando o Pai, devemos também nós cumprirmos a nossa missão.

- Nada traz mais satisfação a vida de alguém de ver o dever cumprido. É duro passar pela vida ou ver a vida passar e não realizado os sonhos e aquilo que gostaria de ver concluído.

- "Cumprirmos a missão que Deus nos confiou é sinal de responsabilidade cristã".


1. A Missão Divina

- O Deus que nós cremos, Criador dos céus e da terra, é um Deus ativo na missão de salvar o mundo dos seus delitos e pecados.

- Seria de todo muito fácil e irresponsável passarmos pelo mundo sem nos envolvermos com a responsabilidade missionária que recai sobre todos nós. No caso específico de Cristo, ele declara que a sua missão "foi manifestar o nome de Deus aos seres humanos" (v.6).

- Sendo nós herdeiros deste Deus e de Cristo, herdamos também a mesma missão: "Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo" (v. 18).

- Sem a consciência desta herança e sem uma ação firme no cumprindo da nossa missão, nos enquadraremos na irresponsabilidade cristã que já permeia muitas mentes e corações dentro das nossas igrejas.


2. Os Obstáculos da Missão

- Toda missão tem os seus obstáculos. Quando se trata da missão divina os obstáculos são duplicados porque eles tem como origem as portas do inferno.

- Imediatamente após o seu batismo e de ter ouvido as palavras de aprovação de Deus, nos ensina o evangelista Mateus que "Jesus foi levado pelo Espírito so deserto, para ser tentado pelo Diabo" (Mt 4:1).

- A semelhança do Mestre, também nós somos tentados e impedidos de cumprirmos a nossa missão. Estes obstáculos podem ser: um limitado entendimento de Deus e do que ele requer de nós, a indolência e a falta de vontade, o tempo e as sobrecargas da vida.

- Tudo isto é comprovado na falta de um compromisso sério com o Reino de Deus. Será que nós temos tido a consciência de que os obstáculos ao nosso redor tem como propósito nos desviar do cumprimento da nossa missão?


3. As Recompensas da Missão

Se cremos que as portas de inferno não hão de prevalecer contra a igreja de Cristo, então cremos também que seremos vitoriosos. As recompensas são muitas: A alegria de termos sido úteis no reino de Deus - nada sobrepuja isto.

- A alegria de termos deixado a nossa marca em nossa passagem pela terra. A alegria de não termos decepcionado o nosso Deus em nos confiar tamanha missão. A alegria em saber que o nome de Deus foi glorificado através de nós.

- A recompensa maior, todavia, será a de ouvir da própria boca de Jesus: "Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei: entra no gozo do teu Senhor" (Mt 25:21).


Conclusão:

- Aos que são verdadeiramente filhos e filhas de Deus só há um caminho a seguir: o caminho de Cristo, como afirma o Apóstolo Pedro: "Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos" (I Pd 2:21).

- Os que preferem o outro caminho, não são dignos de Cristo e não deveriam usar o nome de cristão. A estes só resta uma opção: arrependimento. "Pai, eu te glorifiquei na terra". Você pode dizer o mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário