Páginas

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A VERDADEIRA NECESSIDADE DO ARREPENDIMENTO (At 3. 19, 20)

- Existem muitas necessidades rondando os nossos lares, especialmente em um país como o nosso, onde a inflação e a recessão aumentam o custo de vida e diminuem o poder aquisitivo dos menos afortunados. Gerando assim desemprego aos chefes de família, onde esses pais tomados de desespero acabam em discussões e conseqüente desmantelamento familiar.

- No entanto, a maior de todas as necessidades, e também a mais urgente, é o reconhecimento da necessidade do arrependimento.

I - A necessidade do arrependimento:

1. At 3. 19 - Arrependei-vos - Nesta passagem bíblica, há o convite para o nosso arrependimento o momento de olhar-mos para nossos defeitos e dar um basta para eles.

2. At 17. 30 - Deus quer que todos se arrependam: O desejo do Senhor é que todos os povos de todas as nações, venham a se arrepender de seus atos e pensamentos errados, pois todos os homens pecaram, e sem o arrependimento não existe perdão por meio da morte expiatória de Cristo.

3. Mt 3. 1- 2 - João Batista pregou o arrependimento: Antes do nascimento do nosso Senhor Jesus Cristo, o profeta João Batista já pregava o batismo nas águas e o arrependimento de todo aquele que crê.

4. Mt 4. 17 - Jesus pregou o arrependimento: Jesus Cristo, quando manifestou-se entre nós como homem, anunciava por onde passava, o arrependimento, pois o reino de Deus está próximo, e todo aquele que não estiver fazendo a vontade do Pai, este não está com Ele.

II - O que é o arrependimento?

1. At 3. 19 0 - Arrependimento é o caminho para o perdão - O arrependimento, é o caminho para o que o homem possa ser perdoado de seus pensamentos e atos errados.

2. Ez 18. 30, 31 - O arrependimento é o símbolo dos pecados serem deixados - Quando um homem se arrepende, é porque em sua alma existe um desejo de deixar de lado o erro. Dentro do homem arrependido, começa um novo coração e nesse novo coração há um Espírito Novo.

3. At 3. 19 - Tempos de refrigério: Com o arrependimento em nosso coração, o Senhor inicia um novo tempo dentro de nós, chamado tempos de refrigério, ou seja momentos de consolação ao que precisa de consolo, momentos de alívio para os que estão carregando fardos pesados demais, e momentos de bem estar gerados pela temperança e mansidão do nosso Senhor.

4. At 3. 20 - Existe então a presença do Senhor - Com o arrependimento, inicia-se então em nosso novo coração a presença de Jesus, o qual vai transformando e moldando-nos a cada instante que passa, para as mais variadas situações da vida.

III - A importância do Arrependimento

1. II Co7. 10 - Arrependimento para a salvação - A tristeza segundo o Senhor traz o arrependimento para a salvação, a qual não traz pesar algun sobre nossas vidas.

2. Lc 13. 3 - Sem arrependimento perece-se - O coração que não se arrepende diante do Senhor de suas más obras, não permite a ação de Jesus, logo se neste coração não ha a presença de Cristo, também não há vida, não há salvação e não ha esperança, logo este homem é sofredor e acaba perecendo.

3. Mt 3. 8 - O arrependimento traz bons frutos - O coração arrependido das mas obras, inicia agora a prática das boas obras em Cristo, ou seja é uma árvore que produz bons frutos.

Conclusão:

- É necessário arrepender-se, abandonar o pecado e estar na presença do Senhor constantemente, desfrutando assim do refrigério em nossos corações.

- Quando alguém se arrepende verdadeiramente de sua má conduta, e entrega sua vida em atos e pensamentos ao Senhor Jesus, os anjos de Deus são tomados de grande alegria no céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário