Páginas

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

PROSPERIDADE

I Coríntios 10:13: Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.

Muita gente tem pregado sobre prosperidade. Muitos de vocês têm prosperado. Mas muitos não têm.

Isto pode estar causando frustrações. Por que outros tem se dado bem e eu não?

O que está errado: A Palavra de Deus? Não, ela nunca erra.

Só pode ser nós. Mas não necessariamente nossas ações é que estão erradas. O que pode estar errado é nosso modo de pensar, nosso modo de entender as ações de Deus.

Associado a isto também as nossas ações podem estar erradas. Estamos orando e não estamos sendo atendidos. Qual é o problema?

3 Tipos de Prosperidade

1. Nem Todos Seremos Prósperos

Nem todos terão grandes propriedades, carrões, casa na praia. Isto é diferente do que vocês ouvem dos outros pregadores. Mas não sejamos hipócritas, isto não é toda a verdade. Todos podem, mas existem condições. E nem todos atendem estas condições.

Vocês conhecem a Bíblia e ela não mente, não engana, não confunde. Lá está escrito que:

"As riquezas amarram o homem a este mundo."

Nós sabemos bem disto que um homem com muitas posses, muitos negócios, muitas ações, muitos funcionários, precisa estar constantemente cuidando de seu negócio sob pena de o perder. Mesmo cuidando, muitas vezes uma catástrofe, uma fatalidade, a quebra de um país ou uma guerra pode fazer com que ele perca milhões, ou até tudo.

Nós não sabemos com certeza, mas Deus sabe que muitos de nós, se formos ricos, prósperos, perderemos a salvação. A riqueza nós dará uma falsa sensação de estabilidade e segurança e sairemos da igreja que nós dá isto. Deus sabe disto e não deixa que isto aconteça. Não estamos preparados. Estas pessoas podem ser ricas somente se se prepararem.

Ele não dá uma tentação maior que não possamos suportar. I Coríntios 10:13.

2. Voto de Pobreza

A voto de pobreza voluntária é um dom. A pessoa não quer ser rica, não quer ter inúmeras posses. Ela quer servir a Deus e não ao deus riqueza, o deus mamom.

Mc 10:13: Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!

Mt 6:23: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.

A busca da riqueza exige dedicação igual a dedicação exigida pela religião.

3. Com o Cristão é Diferente

Antigo Testamento

Novo Testamento

Abraão

Jacó

José

Salomão

Davi

Jesus

Timóteo

Tiago

Paulo

Tito

Pedro

Dízimo

Trazei os dízimos à casa do Tesouro

Deixai tudo e segue-me

Daí mais que o dízimo. No mínimo o dízimo da hortelã e do coentro.

Jesus sabia que os momentos do Cristão seriam difíceis, por isto Ele ensinou ENTREGA TOTAL. Esta entrega é a solução para os momentos difíceis.

Mas e a Minha Prosperidade Prometida

Muitos podem dizer: "Aquele lá está sendo castigado por Deus, pois está sofrendo, com dívidas, doenças e provações."

Como podemos dar uma de Deus? Como podemos julgar como Deus? Pareceríamos mais como o julgamento de Satanás em Jó capítulo 1.

Jó 1:6-12: Ora, chegado o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.

O Senhor perguntou a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, dizendo: De rodear a terra, e de passear por ela.

Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal?

Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura Jó teme a Deus debalde?

Não o tens protegido de todo lado a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? Tens abençoado a obra de suas mãos, e os seus bens se multiplicam na terra.

Mas estende agora a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e ele blasfemará de ti na tua face!

Ao que disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo o que ele tem está no teu poder; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor.

Jó 2:1-9: Chegou outra vez o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor; e veio também Satanás entre eles apresentar-se perante o Senhor.

Então o Senhor perguntou a Satanás: Donde vens? Respondeu Satanás ao Senhor, dizendo: De rodear a terra, e de passear por ela.

Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal? Ele ainda retém a sua integridade, embora me incitasses contra ele, para o consumir sem causa.

Então Satanás respondeu ao Senhor: Pele por pele! Tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.

Estende agora a mão, e toca-lhe nos ossos e na carne, e ele blasfemará de ti na tua face!

Disse, pois, o Senhor a Satanás: Eis que ele está no teu poder; somente poupa-lhe a vida.

Note que Satanás só pode interferir na vida do crente com a permissão de Deus.

Deus permitiu que todos os filhos de Jó morressem. Que sua mulher o abandonasse. Que perdesse tudo. Que tivesse doenças horríveis.

E depois de tudo isto, mesmo assim, Jó não blasfemou contra Deus.

Satanás diz que o homem serve a Deus só para receber tudo quanto lhe é possível.

Satanás foi envergonhado. A atitude de Jó envergonhou Satanás.

O louvor e a adoração de Deus venceram. Deus venceu, Satanás perdeu.

Então, toda a vez que alguém na dificuldade não blasfema contra Deus, toda vez que alguém na dificuldade escolhe a Deus e rejeita a Satanás, Deus é louvado, Satanás humilhado.

Nossa Vida é Cheia de Altos e Baixos

Apóstolo Paulo

2 Co 11:23-27: ...em prisões muito mais; em açoites sem medida; em perigo de morte muitas vezes; dos judeus cinco vezes recebi quarenta açoites menos um.

Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha raça, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejuns muitas vezes, em frio e nudez.

Pode alguém ter sofrido mais pelo Evangelho que Paulo?

Isto é prosperidade?

Aos olhos de Deus é isto que é prosperidade. Sofrer por amor ao Seu Nome.

2 Tm 3:11-12: as minhas perseguições e aflições, quais as que sofri em Antioquia, em Icônio, em Listra; quantas perseguições suportei! e de todas o Senhor me livrou.

E na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições.


Donde Provém o Mal

Jó nos mostra que Deus permite que Satanás faça suas malignidades, mas não dá uma dificuldade maior que nós não possamos suportar. Deus sabe nossos limites, e não os ultrapassa.

Mas tem alguns que apertou geme, grita, esperneia.

Outros agüentam firmes.

Mas de onde vem o mal?

Em Ex 12:24 e 2 Sm 24:16: fala do anjo destruidor vindo da parte de Deus. O primeiro para matar os primogênitos do Egito. O segundo para matar de peste o povo de Israel, como castigo por Davi não ter confiado no Senhor.

Isaías 45:6-7: Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro.

Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas.

Apocalipse 3:19: Eu repreendo e castigo a todos quantos amo...

Conclusão

Ainda bem que o mal vem do Senhor, pois Ele têm misericórdia e nos dá uma tentação até o limite de nossa capacidade.

2 Sm 24:14: Respondeu Davi a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do Senhor, porque muitas são as suas misericórdias; mas nas mãos dos homens não caia eu.

2 Tm 4:18: E o Senhor me livrará de toda má obra, e me levará salvo para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém.

Que nossa vida seja tal que ao final dela possamos dizer o que Paulo, depois de sofrer pelo Amor de Cristo,

2 Tm 4:7: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário