Páginas

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

SANTIDADE

- A palavra original hebraica qó-dhesh transmite a idéia de separação, exclusividade ou santificação para Deus, que é Santo; o estado de ser separado para o serviço de Deus. Portanto significa estado ou caráter de ser santo. Outros termos dão o mesmo sentido: há-gi-os = santo; há-gi-asmós = santidade ou santificação; denotam separação para Deus; são também usadas para se referir à santidade como qualidade de Deus e à pureza ou perfeição na conduta pessoal

A SANTIDADE DE DEUS

- Apocalipse 15.4, “Quem te temerá, ó Senhor, e não magnificará teu nome? Porque só tu és santo...”

- A santidade é a excelência propriamente dita da natureza divina. Ele é ...glorificado em santidade (Ex 15.11) Quem é como tu poderoso em santidade, admirável em louvores, operando maravilhas?

- A santidade de Deus se manifesta em suas obras. Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e santo em todas as suas obras (Salmo 145.17)

- A santidade de Deus se manifesta em sua lei. (Rm 7.12) De modo que a lei é santa e o mandamento santo, justo e bom. (Oséias 14.9) ...porque os caminhos do Senhor são retos e os justos andarão neles... (Salmo 19.8,9) Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração, o mandamento do Senhor é puro e alumia os olhos. O temor do Senhor é limpo e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e inteiramente justos

- Visto que Deus é Santo, devemos querer amoldar-nos a Ele. Sede santos, porque Eu sou Santo (I Pe 1.16). Esta é a maneira primordial de honrar a Deus. Glorificamos a Deus pelas atitudes de elevada admiração, pelas expressões eloqüentes, pelos pomposos serviços de adoração, mas não tanto quando aspiramos conversar com Ele com espírito livre de macula e viver para Ele, vivendo como Ele vive (S. Charmuck)

- Então como só Deus é a origem e a fonte de santidade, busquemos zelosamente d’Ele a santidade; seja a nossa oração diária no sentido de que Ele nos ...santifique em tudo... e todo o nosso espírito, alma e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (I Tess 5.13)

- Jesus nasceu santo; ...Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra, por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus (Lc 1.15)

- E permaneceu santo. Porque nos convinha tal sumo sacerdote, imaculado, separado dos pecadores e feito mais excelente que os céus... (Hb 7.26; João 17.19; Atos 4.27). Ele manteve-se santo em pensamentos, palavras e atitudes. Por manter a sua santidade mesmo até a morte sacrificial, Ele tornou possível que outros alcançassem a santidade

- Por conseguinte, os seguidores dos seus passos são chamados à santidade: Nação santa... Que nos salvou

Nenhum comentário:

Postar um comentário