Páginas

domingo, 29 de novembro de 2009

A ALEGRIA DO SENHOR

Neemias 8.10: “10 Disse-lhes mais: Ide, e comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque esse dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força.”.

INTRODUÇÃO:
- Um dos sentimentos mais agradáveis na vida do homem é a ALEGRIA. Talvez seja um dos mais desejados. É bem verdade que os acontecimentos que se sucedem ao longo do dia a dia em pouco contribuem para ela. Se houvesse um estudo específico sobre alegria, provavelmente chegariam a conclusão que o homem experimenta menos de seis meses de alegria em toda sua vida (a maior parte é de preocupação e luta). Algumas pessoas chegam a sentir medo de ter alegria. Há também os que passam a vida buscando alegria artificial (orgias, bebedice, drogas, comilança etc).
- Mas o certo é que a única fonte de alegria permanente e estável é a presença do Senhor. Onde está o Senhor há abundância de alegria, aleluia!
Um dos momentos mais marcantes na vida do povo de Deus está registrado no capítulo 8 de Neemias:

1) DA PORTA DAS ÁGUAS EMANA A PALAVRA: o muro acabara de ser construído e nele havia 12 portas. - Cada porta era reservada para uma finalidade específica e era considerado culpado qualquer um que passasse pela porta com o objetivo errado. A porta das águas servia para as pessoas irem encher suas botijas e transportar para as moradias. Em Colossenses 4.3 o apóstolo Paulo menciona uma porta SIMBÓLICA que se associa à PORTA DAS ÁGUAS, quando ele registra: “orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, ... ”.
- Em 1 João 5.7,8 encontramos uma correlação que relaciona a água com a Palavra: “7 Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água, e o sangue; e estes três concordam num.”.
Em Neemias, capítulo 8 versículos 1 a 3, vemos que Esdras escolheu justamente a porta das águas para reunir o povo a fim de lhes apresentar a Palavra, conforme está: “E chegado o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da Porta das Águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da Lei de Moisés, que o SENHOR tinha ordenado a Israel. E Esdras, o sacerdote, trouxe a Lei perante a congregação, assim de homens como de mulheres e de todos os sábios para ouvirem, no primeiro dia do sétimo mês. E leu nela, diante da praça, que está diante da Porta das Águas, desde a alva até ao meio-dia, perante homens, e mulheres, e sábios; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da Lei.”.
No texto bíblico destacamos algumas expressões:
a) se ajuntou como um só homem;
b) trouxe a lei perante a congregação;
c) ouvidos atentos.

2) O CONHECIMENTO DA LEI GERA TRISTEZA: como pode alguém permanecer alegre ao constatar seu estado pecaminoso diante de um Deus justo e santo? Como pode alguém permanecer alegre sabendo das conseqüências determinadas para cada pecado? Como pode alguém permanecer alegre diante de Deus ao saber que há uma pena de morte reservada para cada pecador?
- Foi exatamente esta a reação do povo diante de Neemias e Esdras:
a) antes de tudo o povo adorou ao Senhor - “E Esdras louvou o SENHOR, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém! Amém! —,levantando as mãos; e inclinaram-se e adoraram o SENHOR, com o rosto em terra.” ( v 6);
b) depois veio o entendimento: “E leram o livro, na Lei de Deus, e declarando e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse” (v 8);
c) finalmente chegou o quebrantamento: “Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da Lei.” (v 9b).

3) DIANTE DO QUEBRANTAMENTO ENTRA A PROVIDÊNCIA DE DEUS: a bíblia afirma que um coração quebrantado o Senhor não desprezará. E assim tem sido através dos séculos e através das nações.: Deus é fiel! A ordem é que todos se alegrem na presença de Deus: A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA!
a) aquele que não consegue louvar, saiba que é melhor calar do que reclamar: “E os levitas fizeram calar todo o povo, dizendo: Calai-vos, porque este dia é santo; por isso, não vos entristeçais.” (v 11);
b) feliz é aquele que encontra o conhecimento de Deus: “Então, todo o povo se foi a comer, e a beber, e a enviar porções, e a fazer grandes festas, porque entenderam as palavras que lhes fizeram saber.” (v 12).

CONCLUSÃO:
O mesmo Deus que abomina o PECADO é o Deus que ama o pecador e foi capaz de pagar, ADIANTADO, um preço suficiente para resgatar o pecado de todos os homens. O preço pago por Jesus mostra a disposição de Deus em perdoar a todos que venham se arrepender diante dele. Deus é longânimo para perdoar, mas é preciso admitir diante dEle a condição de pecador. Aí sim, acontecerá a abundância de alegria e o Senhor aumentará a nossa força para combater as dificuldades da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário