Páginas

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

MISSÕES NO CORAÇÃO

- Toda igreja evangélica fala de missões. Mas, onde está missões? Nos livros da biblioteca? Na cabeça dos lideres? Nas colunas do jornal da denominação?

I. Missões no coração de Deus.
1. Deus amou todo o mundo e por isso decidiu estabelecer para ele um plano missionário, que tem como ponto fundamental o sacrifício de Jesus. João 3:16
2. As bases do plano missionário de Deus tanto podem ser encontradas na chamada de Abraão, Gênesis 12:3 bem como na própria criação do primeiro homem, posto que se pode entender um autêntico plano missiológico nas primeiras declarações proferidas pelo criador. Deus disse: “Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra”, Gênesis 1:28

II. Missões no coração dos profetas
1. Missões no coração de Davi, Salmo 2:8 – Salmo 96:31
2. Missões no coração de Salomão, Provérbios 11:30
3. Missões no coração de Isaias, Isaias 6:8 – Isaias 62: 6
4. Missões no coração de Jeremias, Jeremias 1:5
5. Missões no coração de Jonas, Jonas 1:2
6. Missões no coração de Joel, Joel 1:29
7. Missões no coração Miquéias, Miquéias 4:11
8. Missões no coração de Ageu. Ageu 2:7
9. Missões no coração de Malaquias, Malaquias 4:2
10. Missões no coração de João Batista, João 1:29

III. Missões no coração de Cristo
1. Encarnou-se para fazer missões, Lucas 19:10
a. O filho de Deus veio a este mundo como um missionário. Veio decidido a cumprir uma missão redentora, que somente Ele era capaz de efetuar. Todos os missionários que atualmente existem no mundo nada mais fazem do que seguir-lhe os passos. Ele é, por excelência, o pioneiro universal de missões dentro do plano eclesiológico das Escrituras.

2. Viveu sempre em função de missões. Mateus 4:23-24
a. Missões pressupõe uma dedicação ao homem integral. Assim, o Senhor Jesus dedicou-se durante os três anos e meio de seu abençoado ministério, a fazer missões dentro desse prisma. Ele ensinou, pregou e curou. Ensinando, cuidou da mente humana. Pregando, atingiu o coração e as necessidades da alma. Curando, deu ao corpo a oportunidade de ser também restaurado pelo Salvador de todos nós.

3. Sua morte foi absolutamente missionária, Mateus 20:28
a. Ele não morreu como um mártir. Ele poderia fugir, poderia dispensar, poderia escapar de morrer. Mas decidiu oferecer sua vida em resgate de quantos nele viessem a crer em todos os tempos e lugares. Morte missionária no mais alto sentido, porque a morte que produz resgate, compra vidas, redime corações, assegura felicidade e garante um lugar no céu.

4. Ressurreto, ordenou fazer missões, Marcos 16:15-16
a. Ele não era um mero “dador de ordens”. Ele primeiramente fazia e depois ordenava. Ele fez missões e depois estimulou, designou e incentivou os seus discípulos a fazerem o mesmo. Os discípulos fizeram missões em um sentido restritivo antes do Calvário, mas depois da ressureição decidiram alcançar todo o mundo com a palavra do evangelho.

5. Hoje, no céu, é diretor universal de missões. Efésios 4: 11-12 – Apocalipse 5:9
a. Ele desceu as partes mais inferiores da terra para depois subir a regiões mais elevadas das mansões celestiais. Ele se tornou digno de dirigir a sua igreja, como cabeça e comandante. Ele ordena ministros, por ele mesmo escolhidos. Ele aponta a cada um o caminho a seguir e determina os campos missionários para os sues escolhidos.
b. No céu o seu nome, a sua glória e o seu sacrifício serão eternamente recordados em canções maviosas entoadas pelos que já lá estão e também pelos que hão de chegar, procedentes deste vale de lágrimas, mas redimidos pelo seu sacrifício, feito quando ele esteve aqui cumprindo missões. 

IV. Missões no coração da igreja primitiva
1. Missões no coração de Pedro. Atos 2:39
2. Missões no coração de Estevão. Atos 7
3. Missões no coração de Filipe. Atos 8:1-9
4. Missões no coração de Paulo. Tito 2:11 – Romanos 10: 15
5. Missões no coração dos crentes primitivos. Atos 8:1 

V. Missões em nosso coração
1. Sem missões, a igreja nunca será universal
a. A igreja foi edificada pelo Senhor Jesus (Mateus 16:18) com uma destinação inequívoca, a de ser universal. Ela foi projetada para incluir homens de todas as raças, de todas tribos, de todos os povos, de todas línguas e de todas as nações deste planeta. Apocalipse 5:9. Mas isto seria apenas uma formosa teoria se não houvesse a própria igreja tomada a decisão corajosa e inspirada de espalhar-se por todo o mundo, como sal da terra (Mt5:13), com o propósito exclusivo e determinado de “encher a terra”, a fim de encontrar dentre os seus bilhões de habitantes, todos pecadores e debaixo de condenação, um “povo para seu nome”.

2. Missões é o verdadeiro segredo do crescimento da igreja
a. Todos queremos que a igreja cresça. Muitos trabalham para que isto se concretize. Outros planejam de diferentes formas o seu crescimento. Mas, em verdade, o crescimento somente ocorre quando a própria igreja faz missões. Sem missões a igreja é um amontoado de congregações locais, isoladas e distantes umas das outras. Com missões a igreja e uma sucessão de comunidades interligadas por todo os continentes , cobrindo os quatro cantos da terra e impedindo o avanço da obra maléfica e destruidora de Satanás. Temos que fazer mais missões, para podermos crescer muito mais.

3. Missões, um fator de proteção nacional
a. Tem sido observado com bastante critério e segurança que a obra missionária é um importante fator de segurança para as nações que a praticam. Isto significa que quando uma igreja nacional se empenha em um grande projeto de missões estrangeiras, Deus se constrange a abençoar aquela obra, porque seu evangelho é pregado noutras regiões, mas abençoa também a igreja que promove, porque se trata de um compromisso de sua parte em manter a chama missionária acesa e bem desenvolvida. Qualquer país que enviar missionários receberá em troca uma proteção de Deus para si mesmo, a medida em que Deus atende os propósitos abençoadores do povo atingido pela obra missionária. 

4. Os grandes desafios do mundo moderno
a. Muitos tem notado que atualmente existem certos desafios para missões, muito mais fortes e graves que os que foram enfrentados em épocas anteriores. Atualmente temos os mais modernos meios de comunicação de massas mas também temos muito maior possibilidade de vermos as pessoas presas, isoladas e indispostas a tomarem tempo com a pregação de Deus
b. O mesmo rádio e televisão que serve para uma massiva divulgação das Escrituras é utilizado como meio de difusão de religiões falsas, de programas de lazer e de ideologias estranhas a vida cristã.
c. Poucos são os programas que a igreja mantém pela televisão, enquanto milhões a ela se conservam acorrentados, influenciados cegamente por tudo que de hediondo, mesquinho, diabólico ou superficial tem ela a apresentar.

5. Vamos fazer missões HOJE?
a. O desafio missionário não pode ser atendido depois, amanhã, mais tarde. Seria um crime cruzar os braços hoje, enquanto milhões perecem sem o conhecimento pessoal de Cristo. É uma desobediência gritante cruzar os braços e omitir-se ao labor missionário, enquanto milhões e milhões morrem absolutamente perdidos, condenados as cadeias eternas.
b. Devemos despertar para fazer missões agora, enquanto é possível. Usemos da liberdade que temos para levar a mensagem de liberdade aos que estão acorrentados pelas cadeias do pecado.

Conclusão: Missões é um imperativo de tal maneira importante e inadiável que não resta outra opção para a igreja do Senhor, neste final de tempo e nesta véspera da volta do Senhor Jesus.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

ZAQUEU E CRISTO - Luc. 19-1-10

- Zaqueu era homem pequeno em estatura, porém grande em personalidade e grande de coração. 
- Era rico; chefe dos publicanos;enérgico; pecador. 
- Por esse motivo Cristo foi censurado por hospedar-se em casa de Zaqueu. 

1. Zaqueu ouviu falar de Jesus

2. Quis ver Jesus. Talvez mera curiosidade

3. Com esforço venceu os obstáculos, subindo a uma árvore

4. Achou em Cristo mais do que esperava

5. Foi convertido no coração e na bolsa

6. Mostrou os frutas do arrependimento

7. Valeu-se da última oportunidade.

Aplicação:
a) Os que ouvem sobre Jesus devem procurar interessar-se
b) Ver Jesus deve ser o alvo de cada pecador. (Os gregos)
c) Muitos vão à Igreja por mera curiosidade
d) Como vencer os obstáculos
e) Em Cristo há maravilhas; amor; aceitação
f) Frutos da conversão genuína
g) Cristo "veio buscar e salvar"
h) Na casa onde entra Cristo, entra com Ele a salvação.A oportunidade é hoje. - "Hoje houve salvação nesta casa"

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

DEUS É LUZ - João 1:5

- Deus é Espírito. Deus é Amor. Deus é Luz.1.

1- A Luz Vivifica
– Na sombra nada cresce ou se desenvolve normalmente. 
- As plantas revivem quando trazidas para a luz, sob os raios do Sol. 
- Assim também, quando Deus brilha em nossos corações, crescemos, tornarmo-nos fortes, úteis e espiritualmente belos.

2- A Luz Revela
– Uma lâmpada numa mina revela os caminhos perigosos até então desconhecidos. 
- Uma lâmpada numa estrada revela seu estado. 
- A luz do Sol, brilhando num quarto, revela o pó e a sujidade que nele se encontram. 
- Assim Deus brilha em nossos corações e revela o pecado e os propósitos maus.

3- A Luz purifica

4- A Luz dá Poder 
– Todas as fontes de poder provêm diretamente do Sol. 
- A luz conforta e embeleza. Usando a luz como uma lente nós conseguimos várias e enobrecedoras concepções de Deus
- Amai a luz; vinde para a luz; andai na luz.. 
- Dois atributos de Deus são Luz e Amor.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

CORAÇÃO COM DESEJO DE DEUS - Atos 13:13-22

- A Bíblia diz nos Salmos 10:4 que os incrédulos não costumam pensar em Deus. Eles não têm tempo para Deus: não há espaço para Ele em suas vidas, mesmo diante dos problemas ou tragédias graves. Infelizmente, se formos honestos, nós cristãos somos só um pouco melhor. Ao observar a história antiga de Israel, há uma pessoa que se destaca entre todos os reis de Judá e Israel, Davi. 

Em Atos 13:22 lemos que Deus levantou Davi para ser rei de Israel, e deu testemunho acerca de Davi, dizendo: "Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade" 

Você e eu precisamos de um coração como o de Davi, um coração com um desejo de Deus. 

I. Nós precisamos de um coração que deseja andar com Deus. Salmo 27:4.
A. Salmos 53:2-3 "Deus olha lá dos céus para os filhos dos homens, para ver se há algum que tenha entendimento, que busque a Deus. Desviaram-se todos, e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um”. 
B. Romanos 3:10-12 "como está escrito: Não há justo, nem sequer um. Não há quem entenda; não há quem busque a Deus. Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só". 
C. Esaú em alguns aspectos tipifica a busca dos homens por Deus, Hebreus 12:17 nos diz que mesmo depois de vender seu direito de primogenitura, ele quis herdar a bênção, mas foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que o buscou com lágrimas. O problema foi que Esaú desejava as bênçãos de Deus, mas ele não queria Deus. Ele lamentou o que tinha feito, mas ele nunca realmente se arrependeu de suas ações. 
D. Os homens querem as bênçãos de Deus, mas eles não querem Deus. Eles desejam os dons de Deus, o conforto de Deus, a cura física de Deus, as bênçãos materiais de Deus ao invés de ter o desejo de um relacionamento íntimo pessoal com o Deus da Eternidade. 
E. No Salmo 73, Asafe olha para o estilo de vida daqueles que vivem sem Deus. Ele os vê prosperar e fica com inveja do que parece um estilo de vida fácil. Por um momento ele tirou os olhos do eterno e fixou no temporal, até que, como vemos no versículo 17, ele foi para a igreja e pôs os olhos de volta no eterno. Ele viu aqueles que acreditavam em Deus e caminhavam com Deus, apesar de suas provas. Ele entendeu e pesou o destino eterno de quem não tem tempo para Deus contra a grandeza e a glória de Deus e de ter um relacionamento com ele. 
F. Salmo 73:25 "A quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti" 
G. De todas as coisas que eu poderia ter nesse universo, eu tenho Deus! O que no mundo poderia superar isso! Ele é tudo que eu preciso. Se eu o tenho, o que mais importa? 
H. Qual é o seu desejo mais ardente? 
I. Davi disse no Salmo 42:1-2a "Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo". 
J. Salmo 27:4 "Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo" 

II. Precisamos de um coração que despreza o pecado e ama a santidadeA. 2 Timóteo 3:1-5 "Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses” 
B. Paulo pinta um retrato dos últimos dias em que vivemos, onde temos atenuado as linhas e permitido o mundo paganizar nosso cristianismo com compromisso e indiferença para com o pecado. 
C. Por que muitos cristãos escolhem o pecado, em vez de escolher o que eles sabem que Deus quer que eles façam? Quatro respostas são comumente apresentadas. 
1. Alguns apontam para Romanos 8:16 e explica que muitos cristãos que voluntariamente pecam, se esquecem da sua verdadeira identidade como "filhos de Deus". Embora seja verdade que os cristãos podem se esquecer de quem são e pecar, como resultado, mas, os cristãos também podem estar bem cientes de quem são e pecar assim mesmo. 
2. Alguns dizem que os cristãos escolhem pecar, porque eles perderam de vista o que Deus fez por eles. 2 Pedro 1:9 indica que os cristãos podem estar "cegos, vendo somente o que está perto, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados" 
3. Alguns sabiamente afirmam que os cristãos conscientemente escolhem pecar, porque eles se esquecem de que Deus vai disciplinar severamente os crentes desobedientes. 
4. Alguns dizem que os cristãos que conscientemente pecam, perderam o foco no futuro. Estes cristãos se esqueceram de que Deus recompensará no céu apenas aqueles que viveram com fidelidade a Ele aqui na terra (1 Coríntios 9:24) . Os cristãos que não conseguem manter a eternidade em mente, muitas vezes pecam aqui e agora. 
D. Salmo 101:2-4 "Portar-me-ei sabiamente no caminho reto. Oh, quando virás ter comigo? Andarei em minha casa com integridade de coração. Não porei coisa torpe diante dos meus olhos; aborreço as ações daqueles que se desviam; isso não se apagará a mim. Longe de mim estará o coração perverso; não conhecerei o mal". 
E. Salmo 119:104b "aborreço todo caminho de falsidade" 
F. Salmo 51:10 "Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto" 
G. Salmo 119:2 "Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, que o buscam de todo o coração”. 

III. Precisamos de um coração que está determinadamente dedicado a obedecer a Deus e fazer a Sua vontade.A. Salmo 119:10 "De todo o meu coração tenho te buscado; não me deixes desviar dos teus mandamentos”. 
B. Salmo 119:34 "Dá-me entendimento, para que eu guarde a tua lei, e a observe de todo o meu coração”. 
C. Salmo 40:8 "Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração”. 
D. Davi instruiu seu filho Salomão, em 1 Crônicas 28:9 dizendo: "E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com coração perfeito e espírito voluntário; porque o Senhor esquadrinha todos os corações, e penetra todos os desígnios e pensamentos. Se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre". 
E. Efésios 5:6b “fazer a vontade de Deus de todo o teu coração" 
F. 2 Crônicas 16:9 "Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte a favor daqueles cujo coração é perfeito para com ele..." 

IV. Precisamos de um coração que se deleita na adoração e estar envolvido na igreja.A. Salmos 138:1 "Eu te louvarei com todo o meu coração...”. 
B. Salmo 122:1 "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor". 
C. Salmo 111:1 "Louvai ao Senhor. De todo o coração darei graças ao Senhor, no concílio dos retos e na congregação” 
D. Devemos oferecer a Deus o melhor louvor que temos para oferecer. Nosso louvor deve expressar a nossa adoração e amor a Deus. Qualquer coisa menos é inaceitável. 
E. Colossenses 3:16 "A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações" 

Conclusão: Nós precisamos de um coração que deseja andar com Deus, precisamos de um coração que despreza o pecado e ama a santidade, precisamos de um coração que está determinadamente dedicado a obedecer a Deus e fazer a Sua vontade e precisamos de um coração que se deleita na adoração e estar envolvido na igreja. 



Pr. Aldenir Araújo

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

LEIA A PALAVRA DE DEUS [DIARIAMENTE]

 

Podemos nós realmente confiar na Bíblia como a Palavra de Deus?

2Timóteo 3:16
2Samuel 23:2
Marcos 12:36
2Pedro 1:20-21
1Reis 8:56
Salmo 18:30

A Palavra de Deus é totalmente isenta e incapaz de ter a menor falha, o menor erro.

"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;" (2Tm 3:16 ACF) "O Espírito do SENHOR falou por mim, e a sua palavra está na minha boca." (2Sm 23:2 ACF)
"O próprio Davi disse pelo Espírito Santo: O Senhor disse ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés." (Mr 12:36 ACF)
"Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo." (2Pe 1:20-21 ACF)
"Bendito seja o SENHOR, que deu repouso ao seu povo Israel, segundo tudo o que disse; nem uma só palavra caiu de todas as suas boas palavras que falou pelo ministério de Moisés, seu servo." (1Rs 8:56 ACF)
"O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; é um escudo para todos os que nele confiam." (Sl 18:30 ACF)

Quão freqüentemente devemos nós ler a Bíblia?

Deuteronômio 6:6
Deuteronômio 17:19
Josué 1:8

A Bíblia é para leitura e meditação diárias, cotidianas, todos e cada dia. Meditar sobre ela dia e noite significa "Continuamente". Não significa ler a Bíblia somente quando não temos nada "mais interessante" ou "mais importante e urgente" a fazer, nem somente quando precisamos, nem somente quando sentimos vontade.

"E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;" (Dt 6:6 ACF)"E o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao SENHOR seu Deus, para guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos, para cumpri-los;" (Dt 17:19 ACF)
"Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido." (Js 1:8 ACF)

Por que é tão importante lermos a Bíblia todos e cada dia?


João 8:32;
João 14:6

Ler a Bíblia nos diz como ser libertos do pecado [que nos tentará neste ou em breve dia]
João 12:50;
Atos 17:11

Ler a Bíblia nos ajuda a reconhecer ensino verdadeiro e ensino falso [que nos tentará neste ou em breve dia]
Salmo 19:7-11

Ler a Bíblia nos adverte a respeito de coisas que quererão nos fazer mal [que nos tentarão neste ou em breve dia]
Salmo 119:105

Ler a Bíblia nos guiará no viver diário [particularmente para este ou breve dia]
Provérbios 6:22

Ler a Bíblia nos proverá de bom conselho para nossos problemas [particularmente para este ou breve dia]
"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8:32 ACF) "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6 ACF)
"E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito." (João 12:50 ACF)
"Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim." (At 17:11 ACF)
"A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina os olhos. O temor do SENHOR é limpo, e permanece eternamente; os juízos do SENHOR são verdadeiros e justos juntamente. Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos. Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa." (Sl 19:7-11 ACF)
"Nom. Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho." (Sl 119:105 ACF)
"Quando caminhares, te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo." (Pv 6:22 ACF)

Em conclusão:

Deus nos pede (ordena) para estarmos prontos:
2Timóteo 4:1-5;
Deuteronômio 11:18
"Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério." (2Tm 4:1-5 ACF)"Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos." (Dt 11:18 ACF)